O Samuka Hotel está localizado na costa leste da Ilha de Santa Catarina, na Lagoa da Conceição (à 50 metros), um local paradisíaco cercado por morros, dunas, praias e lagoas.
Possui uma localização privilegiada, a 15 km do centro de Florianópolis, 8 km da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), saídas para o norte e sul da Ilha e próximo às praias da Joaquina (2,5 km) e Mole (1,5 km), praias famosas pela prática do surf, com mar aberto e ondas fortes. Outras praias também importantes e igualmente famosas são a Barra da Lagoa com seu belo canal, repleto de restaurantes, que liga o mar à Lagoa da Conceição e onde existe uma das bases do projeto TAMAR que ajuda na preservação de espécies de tartarugas, abrindo seu espaço para visitações aos animais, que podem contar com seus cuidados.
Escondida ao norte da Praia Mole, acessível por trilha pode-se encontrar uma das praias mais bonitas da ilha, conhecida como Galheta, está situada no isolado canto do Parque Municipal da Galheta. Tão isolada que o nudismo é liberado aos adeptos dessa prática, porém não é uma obrigação. No Parque do Gravatá também se pode encontrar sítios arqueológicos com inscrições rupestres e pedras monumentais cheias de mistérios.
Ainda mais ao norte se encontram as piscinas naturais do Parque. Ao Sul da Praia Mole, acessível também por uma bela trilha com vistas surpreendentes e pontos de voo duplo de parapente e asa-delta, está localiza a Praia do Gravatá, uma pequena praia onde se pode ver as praias Mole e Galheta, e também conta com sítios arqueológicos, praias secretas e vistas para a praia da Joaquina e para o Parque Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição.
O parque das dunas liga a Lagoa da Conceição as margens da praia da Joaquina através de sua extensa rede de dunas, onde se é possível brincar de escorregar na areia com pranchas que podem ser alugadas ali mesmo. A região se destaca por oferecer uma gama de serviços de aluguéis de equipamentos esportivos e náuticos, como também cursos de mergulho e de esporte radicais como surf e vela. Uma opção mais tranquila é aproveitar um ótimo passeio de escuna pela Lagoa e se encantar com seus belos recantos escondidos.
Perto ao hotel o hóspede pode contar com diversas facilidades como bares, restaurantes típicos, convencionais e internacionais, comércio, mercado, padaria, farmácia, bancos, entre outros, como casas noturnas, onde tem merecido destaque o famoso John Bull Pub. Ainda mais inebriante, está centrinho da Lagoa, com seu vasto comércio e a famosa Feirinha da Lagoa. Por último a cereja do bolo, a Costa da Lagoa, acessível somente por barco ou trilha, esse recanto tombado pelo patrimônio histórico da cidade, abriga uma comunidade de pescadores, artistas e pessoas mais descoladas. A Costa da Lagoa é o lugar ideal para passear de barco até a cachoeira e depois deliciar-se em algum de seus restaurantes as margens da Lagoa da Conceição.
No coração da ilha, a Lagoa da Conceição é um universo à parte. Cartão postal da cidade, tem um espelho d´agua de 19,71 km² cercado de morros verdejantes e uma completa estrutura de apoio a esportes náuticos, bares e restaurantes. A Lagoa da Conceição faz questão de preservar a secular cultura açoriana, seja na culinária, no folclore ou em atividades rotineiras como a pesca da tainha e a confecção de rendas de bilro. Mas é sempre a natureza que comanda o espetáculo na capital de Santa Catarina. As praias se multiplicam, duas grandes lagoas, dunas e morros cobertos pela Mata Atlântica satisfazem qualquer pretensão esportiva ou de lazer.